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MULTIMÉDIA
PERFIL PROFISSIONAL
  • O que são
    » Uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. ​ » Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.
  • A quem se destinam
    » Jovens que concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente; ​ » Jovens que tenham idade inferior a 20 anos, à data de início do ano escolar; » Jovens que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • Objetivos
    » Os cursos profissionais visam proporcionar aos alunos uma formação profissional inicial e aprendizagens diversificadas, de acordo com os seus interesses, com vista ao prosseguimento de estudos e ou à inserção no mercado do trabalho, procurando, através dos conhecimentos, capacidades e atitudes trabalhados nas diferentes componentes de formação, alcançar as áreas de competências constantes do Perfil dos Alunos à Saída Escolaridade Obrigatória.
  • Qual a duração
    » Tem a duração de 3 anos letivos, correspondente ao 10.º, 11.º e 12.º ano.
  • Qual a certificação
    » Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obtém-se o ensino secundário (12.º ano) e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ).
  • Prosseguimento de Estudos
    » A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.
  • Matriz Curricular
    » O plano curricular dos cursos profissionais integra as seguintes componentes de formação: » a) A componente de formação sociocultural, estruturada em disciplinas comuns a todos os cursos, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos; » b) A componente de formação científica, estruturada em duas ou três disciplinas, que visa proporcionar uma formação científica consistente com o perfil profissional associado à respetiva qualificação; » c) A componente de formação tecnológica, organizada em UFCD, que visa a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens, conhecimentos, aptidões e competências técnicas definidas para o perfil profissional associado à respetiva qualificação; » d) A componente de formação em contexto de trabalho (FCT), realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo ou no final da formação, enquanto experiências de trabalho, designadamente sob a forma de estágio, integrando um conjunto de atividades profissionais que visam a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.
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